Experimentações
Têxtil
Aos 16 anos, quando estava passando férias na casa de praia, sempre estava com meu caderno de desenho e lápis de cor, principalmente nos dias de chuva. Um dia comecei a desenhar e desenhar completando um bloco depois do outro, quando minha mãe viu meus desenhos e me disse ” seus desenhos ficariam muito bons como estampas em tecido” E assim meu sonho começou.
Aliás, minha mãe já tinha feito barras carimbadas nas cortinas em seda crua rústica em ferrugem e/ou mostarda em nossa casa em Upington, África do Sul.
.
Estava determinada a seguir com esse sonho, no entanto, em 1972, quando ingressei na Faculdade de Artes Plásticas não tinha esta matéria.Como característica que se mostrou várias vezes na minha biografia me adaptei e escolhi a Licenciatura.
Mas por conta própria tive algumas experimentações:
Pintei numa toalha de praia, num vestido todinho, etc…e anos mais tarde, depois de fazer Terapia Artística (Toronto e Florianópolis) fui fazer Curso de Estamparia Têxtil em Pomerode (Brasil) e em São Paulo, na Belas Artes.
Mas todos os alunos tinham 20 anos e estavam ótimos com seus computadores, e esse não era o caminho que eu tinha em mente.
Atualmente, tenho acompanhado a evolução das estampas e tenho que admitir que estão muito bonitas e com cores super bem combinadas, nos tecidos e nas roupas de lojas de marcas mais chiques ou originais. Haja imaginação inovadora para acompanhar esse crescimento acelerado, acho que as empresas trocam os desenhistas a cada estação.
Futuramente gostaria de pintar a mão tecidos de fios naturais: seda, algodão e linho. Juntar workshop de biografia com seus símbolos pintados em tecido. São dois projetos para desenvolver!!!